Reuniões Públicas de Estudos
São reuniões onde se promove os primeiros contatos com os conhecimentos Espíritas aos que se interessem de se aprofundar.
Por serem pessoas de conhecimento filosófico-científico-religioso extremamente heterogêneo aconselhamos às Casas Espíritas que promovam esse contato de forma agradável e para isso possuímos diversas formas de estudos já consagrados e dos quais citados já no início, os ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, onde, ade forma didática e pedagógica temos conteúdo elaborado por profissionais da área do Estudo e Saber, abordando de forma clara os postulados iniciais da Doutrina. Nessas apostilas fornecidas pela Federação Espírita Brasileira, FEB, nos defrontaremos com aulas animadas evitando assim o rigorismo das salas das de aula, mas direcionados para que os próprios aprendizes recolham as conclusões que os temas propõem, cementando o conhecimento de forma mais profunda.
São reuniões onde se promove os primeiros contatos com os conhecimentos Espíritas aos que se interessem de se aprofundar.
Por serem pessoas de conhecimento filosófico-científico-religioso extremamente heterogêneo aconselhamos às Casas Espíritas que promovam esse contato de forma agradável e para isso possuímos diversas formas de estudos já consagrados e dos quais citados já no início, os ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, onde, ade forma didática e pedagógica temos conteúdo elaborado por profissionais da área do Estudo e Saber, abordando de forma clara os postulados iniciais da Doutrina. Nessas apostilas fornecidas pela Federação Espírita Brasileira, FEB, nos defrontaremos com aulas animadas evitando assim o rigorismo das salas das de aula, mas direcionados para que os próprios aprendizes recolham as conclusões que os temas propõem, cementando o conhecimento de forma mais profunda.
Como dissemos inicialmente, outro material poderá ser adotados pela Casa, atendendo às suas necessidades, e para tanto devem procurar dentro dos lançamentos Espíritas os que melhor se adequem temos, apenas para citar, material desenvolvido pelo Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas – São Paulo, com orientação de nossa querida militante Terezinha Oliveira, mas seja
qual for o material adotado, seria de bom alvitre que o dirigente da Casa, ou o Dirigente de Doutrina analisa-se o mesmo antes pois alguns são ortodoxos, outros muito liberalistas, e caberá ao responsável pelo estudo escolher o que melhor reflita a necessidade de momento.
qual for o material adotado, seria de bom alvitre que o dirigente da Casa, ou o Dirigente de Doutrina analisa-se o mesmo antes pois alguns são ortodoxos, outros muito liberalistas, e caberá ao responsável pelo estudo escolher o que melhor reflita a necessidade de momento.
Como parâmetro geral entendemos que essas reuniões não se prestam à prática mediúnica, primeiramente pelo fato de os frequentadores ainda não estarem afeitos a tal prática, em segundo lugar, mentes de fácil excitação, poderemos acabar tendo um “surto” de “médiuns” e isso é anti-producente para com os estudos. No caso de haver algum médium já educado e frequentador da Casa, e após alguns meses de estudo, pode ser proveitoso que o responsável ou participante da equipe espiritual responsável, dê suas opiniões, participe dos debates, promovendo lentamente o trato com o fenômeno mediúnico aos iniciantes, mas somente se o dirigente possuir tal elemento, abstendo-se das comunicações na dúvida.
É importante também entender que o Espiritismo não obriga ninguém ao estudo, deixando claro que esses estudos não tem por finalidade a solução “milagrosa” de nenhum problema, apenas o propiciar às criaturas elementos novos que lhes permita lidarem com seus problemas de forma mais conscientes, visando o aprimoramento e o progresso espiritual.
Assistência Social
Assistência Social
Cada Sociedade Espírita adapta as Reuniões de Assistência Social às suas condições físicas e de pessoal, mas alguns parâmetros devem ser seguidos, por serem parte da exemplificação da Moral Espírita, e outros devem ser evitados pela confusão mesma que gerarão tanto para os neófitos profitentes, ou seja, colaboradores iniciantes, como para a sociedade como um todo.
Com o advento da mediunidade de Francisco Xavier, em Minas Gerais, e com a forma como esse abordou os diversos aspectos doutrinários, acabou imprimindo certo personalismo em algumas atividades Espíritas que se tornaram sinônimo de conduta doutrinariamente correta, e na Assistência Social é onde percebemos que a modificação foi mais danosa. Na sua forma de ver a caridade e como missão pessoal desenvolveu a assistência ostensiva, aonde as pessoas iam para os locais onde ele estava, mas na verdade, se nos reportarmos a sua biografia, veremos que no início praticava a assistência da forma que preconiza Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sem ostentação e oculto, com poucas pessoas indo até onde estavam os necessitados.Esse aporte histórico visa a chamar a atenção aos Centros Espíritas para que, mais uma vez, não incorram no erro de “endeusar” nenhum médium, e não transformar práticas pessoais em postulados doutrinários.
A caridade, como preconizada pelo Espiritismo deve ser aquela feita até à saciedade plena da necessidade da pessoa, sem ostentação, ocultando-se o possível de modo a não ofender o que recebe, se alguém se revestir de tal postura estará praticando o “Amar ao próximo como a ti mesmo” ao pé da letra.
Infelizmente a ostentação que os Centros se revestem no ato assistencialista repercute até mesmo quando, pretensamente, querem “ajudar” os demais e lhes enfiam, goela a baixo, o evangelho, obrigando-os a assistir uma reunião doutrinária antes que recebam as cestas ou os auxílios, não respeitando a crença de ninguém e, nem mesmo, o próprio Espiritismo, pois o maculam no que tem de mais profundo que é o respeito à criatura.
É óbvio que não podemos generalizar, existem Agremiações Espiritistas que praticam a caridade no anonimato que respeita e auxilia sem segundas intenções ou para serem vistos pelos demais, Sociedades mantenedoras de Abrigos e asilos para moradores de rua que os acolhem propiciando que recebam alimentação, dormida em ambiente limpo e respeitoso, providenciando documentação caso não a possuam, de forma a permitir, desde que o assistido queira, facilitando a reintegração social do mesmo, mas infelizmente contam-se nos dedos tais casas abnegadas e beneméritas, a maioria ainda quer praticar a caridade pela ostentação, preocupada com os olhares e comentários dos à sua volta, ainda que afirmem categoricamente que não o fazem chegando mesmo a mentir para eles próprios, pois uma análise superficial acaba por mostrar a verdade. Sempre que o trabalho seja feito em nome do Espiritismo, devemos nos acostumar a praticá-lo livres de ideias pré-concebidas e personalismos.
parabéns pelo bom artigo postado !! Paulo
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