Pular para o conteúdo principal

Francisco Candido Xavier - um homem....

Sabe, às vezes é espantosa a necessidade das pessoas de criarem ídolos. Acredito que seja pela falta, ou talvez coragem, de realizarem algo além do seu cotidiano.
Assim temos Madre Tereza, Gandhi, e tantos outros que viraram santos e santas dentro do catolicismo e mesmo fora dele como, atualmente, presenciamos a criação do mito Chico Xavier.

Não me venham dizer que estou apenas querendo aparecer, não é isso, amo de paixão esse homem singular, pleno em suas vivências e em suas certezas, vivências e certezas essas que gostaria de ter ao menos 1%, minha vida seria completamente diferente, mas cada um estagia no patamar evolutivo que lhe é próprio...

Entretanto persiste o problema, a criação dos mitos..... e o que é pior, quando se "tornam" mitos eles se distanciam da humanidade em geral, acontecendo o oposto do que viveram e disseram, ou seja, que eram homens como nós, cheio de desacertos e dificuldades e que, apesar dessas, lutando para melhorar-se pois o progresso do Espírito é Lei.

E nós, criaturas falíveis e acomodadas, quer por acostumadas à inércia, quer para não querer deixar de lado o "prazer" das coisas terrenas, continuamos idolatrando esses mitos e ídolos e colocando-os à margem do homem médio.

-"Mas é claro que ele fez isso, era enviado de Deus, missionário mesmo."

E seguimos com essas desculpas, evidenciando a preferência pela "PORTA LARGA" para manter o stato quo de nossa mesmice, onde a cada dia levantamos do sono reparador, vamos ao trabalho ou ao cotidiano de nossas atividades e nos mantemos reverenciando esses "SERES ENVIADOS DE DEUS" quando na verdade TODOS somos enviados de Deus a realizar nossa parte no contexto onde estamos inseridos. TODOS somos missionários de nosso progresso e colaboramos, de forma direta, no progresso dos que estão à nossa volta.

-"Ah! Mas Ele fez isso porque Deus o protegia e amparava.."

Mas Deus nos olha constantemente e nos protege sempre.... Insistimos em criar o mito e não olhar o homem, pois são homens e mulheres iguais a nós, mas não olhamos o homem que sofria, que lutava contra suas limitações, não percebemos que a doença o visitava, a dor o afligia, assim como todos os que encarnam no Orbe onde estagiamos. Não percebemos que foram plenos de amor, mas solitários no coração, que lutaram contra as mesmices que sempre fazemos, e continuaremos a fazer se não aproveitarmos a oportunidade ímpar que o Pai misericordioso nos dá, ao conviver com esses Espiritos iguais a nós e aprender a dar novos passos, com o exemplo deles, criar novas situações, procurar o que de fato amamos e lutarmos por isso.

Qual a real diferença entre Chico Xavier e você? Qual a realidade que os separa? Uma pessoa que, malgrado estar sempre à frente de muitos acontecimento de sua crença, colocava-se à margem pois sabia, e sempre disse, que a produção não lhe pertencia era criação dos Espíritos. Uma pessoa que apesar das dores a que era submetido, apesar das limitações físicas ao final da vida, sempre manteve-se uno com seu ideal, qual seja a materialização das máximas de Jesus junto de nós. Qual a diferença dele e você? Como homem nenhuma, exceto que ele realizou o que acho melhor para si e para todos.

Ele era de família simples e pobre, talvez voce não seja; sofreu a perda de entes queridos logo na infância, talvez você ainda possa vê-los e abraça-los até hoje; precisou trabalhar cedo para sustento da família, talvez você esteja fazendo ainda seus cursos e estágios e não se preocupe com o dinheiro; sofria de problemas de saúde diversos, mas é provável que você também sofra; por fim, relacionava-se com os Espíritos desde tenra idade, mas essa NÃO é uma diferença, você também faz ou fez isso, talvez não perceba. Se analisarmos nossas vidas restará, diante de pessoas como Francisco Candido Xavier e nós uma única questão não resolvida mas que somente voce pode responder:

-"SE ELE TINHA TÃO POUCO, SOFRIA TANTAS DORES E PROBLEMAS DE SAÚDE, "PERDEU" TANTO NO DECORRER DE SUA VIDA, E REALIZOU TUDO ISSO QUE SE VÊ, O QUE EU ESTOU ESPERANDO?!?" Fica a pergunta........ não só para você, mas para mim também, para todos nós..... carecendo apenas de uma resposta óbvia......

Caio Varo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELACIONAMENTOS (I)

Este tema, por si só já nos traz um certo desconforto, especialmente pelo fato de não sabemos, nenhum de nós, lidar com as adversidades que encontramos nos relacionamentos, mas justo por isso acho propicio que falemos dele. Se digitarmos o termo "relacionamento" no google. aparecem diversos site "especializados" em relacionamento, mas apenas focando casais, relacionamento é só isso? Entendemos que não, é, como bem o define o dicionário, representa a forma como as pessoas se tratam e se comunicam, mas ainda ai temos apenas a materialização do ato de relacionar-se, atravéz de palavras e atos. A relação propriamente dita começa mais dentro do ser, a psicologia, tentando analisar de forma mais ampla o ato de relacionar-se, atualmente foca seus estudos e analises em tres aspectos distintos e correlatos, o indivíduo, ser que promove o relacionamento, analisando como esse indivíduo entende o relacionamento com determinada pessoa e como ele contribui para o desenvolviment...

DESMISTIFICANDO O ESPIRITISMO - CURAS (parte I)

Espiritismo e Curas   Materiais Analisando a problem ática das curas, sob a ótica Espirita, devemos nos precaver de forma clara contra o charlatanismo, o misticismo e me smo contra práticas não embasadas pela Codificação explanada por Kardec e mesmo e praticadas por Espíritos mais recentemente, mas que devem nos deixar sempre de sobreaviso, pela facilidade mesma que os efeitos físicos praticados brilham aos olhos e fascinam. Muitos antagonistas existem que preferem mostrar-se coniventes, mas por trás sorrateiramente, degradam e obscurecem o objetivo maior do Espiritismo, qual seja, a modificação moral do indivíduo, verdadeira e única forma de cura. Se escreveu muito sobre o Dr. Fritz e seus médiuns, de forma que não iremos nos prender a novas repetições. Outros Espíritos também fazem o mesmo programa de curas físicas através de operações ou não, não importa, o que marca de fato é a aparente derrocada da Lei de Causa e Efeito exaltando à primeira vista um possível milagre, mas o Es...

O NOSSO LAR

Existe uma vida além da desta vida, esse livro fala disso. Uma oportunidade de recomeço na vida verdadeiramente eterna, onde o Espírito jamais perece... Contado por quem está lá, pelo Espírito de André Luis, esse filme é uma adaptação do livro, veja o traile, assista o filme - lançamento setembro/2010.... Relembrando uma amiga minha, que comentou o trailer desse filem, "se tudo é ilusão, para que tanta sofisticação?!?" e achamos menos que ela tenha razão, afinal as "coisas" de DEus são simples, porque então tanta ilusão no filme? A resposta é meio simplória, mas ocmo dissemos as coisas estão no simples - os estúdios tem que ganhar dinheiro, e sabem fazer isso, portanto sequindo a rota atual de fimes de ficção capricharam nos efeitos especiais, só assim "vendem" seus produto e GANHAM muuuito... link: http://www.youtube.com/watch?v=MLTqdyecdHQ