Pular para o conteúdo principal

A Religião Verdadeira

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago 1:27)
Religião pura. Como poderemos compreendê-la em toda a sua amplitude? Decerto não é nos culpando mutuamente e julgando essa ou aquela superior ou mais preparada para entender as Leis do Pai, mas asseverando-nos junto com o apóstolo, é a que se preocupa de fato com o próximo.
Viúvas e órfãos são todos aqueles que se sentem desamparados e desprotegidos diante das incertezas da vida.
Viúva é aquela irmã que, imaginando-se feliz pela família que Deus lhe presenteou, vê-se afastada do convívio de um ou de outro que a antecipou na grande jornada; só, em meio à sua dor, é viúva do que partiu, e sua tribulação é a desesperança.
Órfão é aquele que, premido pela necessidade do resgate, sente-se só por não poder contar com mais ninguém, ainda que cercado de pessoas à sua volta, não lhe importa que pai e mãe estejam ali, não consegue abrir-se com eles, não lhe solucionam os problemas a presença mesmo de irmãos e parentela em geral, pois o caminho mostra-se acre e as passadas cambaleantes, e ninguém o percebendo é só! E suas tribulações são a solidão e as sombras.
Viúva é toda pessoa que se sabendo amada, não traz no coração o verdadeiro sentimento, parecendo morta em si mesma, e por estar morta, não percebe a mais ninguém. Que lhe importam os afagos e os abraços, se a morte lhe visitou o Espírito? É morta em vida, e vive em constante viuvez de si mesma. Sua tribulação é a falta do Amor verdadeiro a comover-lhe o coração.
Órfãos são aqueles que se perderam no mundo, dos que amavam, sentindo-se abandonados da sorte e mesmo de Deus, são órfãos do amor do próximo. E sentem sua tribulação que é a falta de conexão e continuidade no próximo.
Viúvas são aquelas que perderam a esperança do reencontro com a felicidade, uma vez que por se sentirem excluídas de tudo, excluíram-se também da felicidade elas próprias. E sua tribulação é a dor dilacerante do nada, perdidas de si mesmas como se vêem.
Mas Tiago nos repreende e chama-nos à realidade dizendo que não importa a qual religião nos afiliemos, somente estaremos fazendo a vontade do Deus se olharmos para essas viúvas e esses órfãos, que em última instancia somos nós também, e, igualando-nos a eles, amá-los e afagá-los, fazer-nos próximos e sinceros, daí o “visitar-lhes”.
Pois fazendo isso, visitando os órfãos e as viúvas, poderemos nos precaver da corrupção do mundo, vacinando-nos com a vacina do “Amor ao próximo”, tão exortado, tão prometido, tão falado, mas pouquíssimo praticado, tanto ontem como hoje.


Caio Varo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELACIONAMENTOS (I)

Este tema, por si só já nos traz um certo desconforto, especialmente pelo fato de não sabemos, nenhum de nós, lidar com as adversidades que encontramos nos relacionamentos, mas justo por isso acho propicio que falemos dele. Se digitarmos o termo "relacionamento" no google. aparecem diversos site "especializados" em relacionamento, mas apenas focando casais, relacionamento é só isso? Entendemos que não, é, como bem o define o dicionário, representa a forma como as pessoas se tratam e se comunicam, mas ainda ai temos apenas a materialização do ato de relacionar-se, atravéz de palavras e atos. A relação propriamente dita começa mais dentro do ser, a psicologia, tentando analisar de forma mais ampla o ato de relacionar-se, atualmente foca seus estudos e analises em tres aspectos distintos e correlatos, o indivíduo, ser que promove o relacionamento, analisando como esse indivíduo entende o relacionamento com determinada pessoa e como ele contribui para o desenvolviment...

DESMISTIFICANDO O ESPIRITISMO - CURAS (parte I)

Espiritismo e Curas   Materiais Analisando a problem ática das curas, sob a ótica Espirita, devemos nos precaver de forma clara contra o charlatanismo, o misticismo e me smo contra práticas não embasadas pela Codificação explanada por Kardec e mesmo e praticadas por Espíritos mais recentemente, mas que devem nos deixar sempre de sobreaviso, pela facilidade mesma que os efeitos físicos praticados brilham aos olhos e fascinam. Muitos antagonistas existem que preferem mostrar-se coniventes, mas por trás sorrateiramente, degradam e obscurecem o objetivo maior do Espiritismo, qual seja, a modificação moral do indivíduo, verdadeira e única forma de cura. Se escreveu muito sobre o Dr. Fritz e seus médiuns, de forma que não iremos nos prender a novas repetições. Outros Espíritos também fazem o mesmo programa de curas físicas através de operações ou não, não importa, o que marca de fato é a aparente derrocada da Lei de Causa e Efeito exaltando à primeira vista um possível milagre, mas o Es...

O NOSSO LAR

Existe uma vida além da desta vida, esse livro fala disso. Uma oportunidade de recomeço na vida verdadeiramente eterna, onde o Espírito jamais perece... Contado por quem está lá, pelo Espírito de André Luis, esse filme é uma adaptação do livro, veja o traile, assista o filme - lançamento setembro/2010.... Relembrando uma amiga minha, que comentou o trailer desse filem, "se tudo é ilusão, para que tanta sofisticação?!?" e achamos menos que ela tenha razão, afinal as "coisas" de DEus são simples, porque então tanta ilusão no filme? A resposta é meio simplória, mas ocmo dissemos as coisas estão no simples - os estúdios tem que ganhar dinheiro, e sabem fazer isso, portanto sequindo a rota atual de fimes de ficção capricharam nos efeitos especiais, só assim "vendem" seus produto e GANHAM muuuito... link: http://www.youtube.com/watch?v=MLTqdyecdHQ