Pular para o conteúdo principal

PASSAGENS EVANGÉLICAS (I)

Estava re-estudando o “Sermão da Sexagenária” de nosso querido Padre Antonio Vieira e deparei-me com coisas interessantes, antes do assunto em si cumpre lembrar que Viera fez esse discurso em 1665, diante de uma platéia de padres católicos, como ele mesmo o era, abordando a problemática que tinham na época que era o vazio que os sermões de então, e mesmo muitas palestras espíritas e espiritualistas de hoje, causam nos diversos corações, pois tanto aqueles quanto essas não conseguem de forma efetiva atingir os corações, iniciando no íntimo de cada criatura o processo de reforma necessário à liberdade de suas chagas e dores. Vamos iniciar nossa análise com essa passagem:

“...Tentou o Demónio a Cristo a que fizesse das pedras pão. Respondeu-lhe o Senhor: Non in solo pane vivit homo, sed in omni verbo, quod procedit de ore dei. Esta sentença era tirada do capítulo VIII do Deuteronómio. Vendo o Demónio que o Senhor se defendia da tentação com a Escritura, leva-o ao Templo, e alegando o lugar do salmo XC, diz-lhe desta maneira:” ...” «Deita-te daí abaixo, porque prometido está nas Sagradas Escrituras que os anjos te tomarão nos braços, para que te não faças mal.» De sorte que Cristo defendeu-se do Diabo com a Escritura, e o Diabo tentou a Cristo com a Escritura. Todas as Escrituras são palavra de Deus: pois se Cristo toma a Escritura para se defender do Diabo, como toma o Diabo a Escritura para tentar a Cristo? A razão é porque Cristo tomava as palavras da Escritura em seu verdadeiro sentido, e o Diabo tomava as palavras da Escritura em sentido alheio e torcido; e as mesmas palavras, que tomadas em verdadeiro sentido são palavras de Deus, tomadas em sentido alheio, são armas do Diabo.”...”O Diabo tentou a Cristo no deserto, tentou-o no monte, tentou-o no templo:”...”no templo, tentou-o com as Escrituras mal interpretadas, e essa é a tentação de que mais padece hoje a Igreja, e que em muitas partes tem derrubado dela, senão a Cristo, a sua fé.“ (Sermão da Sexagenária – Pe. Antonio Vieira.1655) (os grifos são nossos)

Passamos, por desconhecimento de causa, lendo o texto dos Evangelhos e não nos atentando aos reais motivos que ali foram colocadas cada palavra, cada sentido, cada passagem.

Veja-se a importancia dessa passagem estudada por Vieira donde, em síntese, retira: “... e as mesmas palavras, que tomadas em verdadeiro sentido são palavras de Deus, tomadas em sentido alheio, são armas do Diabo.” – que profundidade de análise, que raciocínio tinha esse homem!

Assim também que hoje, dentro dos estudos Espiritualistas e Espíritas, devemos analisar e avaliar cada palavra dita venha de Espíritos desencarnados ou não, afinal o mesmo texto dito de uma forma pode nos ser extremamente valioso e, de outra, nocivo e danoso a ponto de nos direcionar em sentido adverso do que imaginamos ideal. Assim que em Isaias, esse glorificou ao Messias, dizendo que os anjos do céu o guardariam, assim também o Espírito sem Deus utilizou-se da mesma frase desafiando a Jesus que se atirasse de cima do templo e, é claro, morresse. Estejamos atentos aos conselhos e comentários que nos fazem em palestras, discursos, etc. Será que são as palavras de Deus utilizadas em seu sentido real? E os livros, mediúnicos ou não? Contam todos com as verdades divinas? Amigos, é necessário que possamos ver a verdade diante de nossos olhos e começar a separar o joio do trigo, afinal não queremos ser iludidos por qualquer Espírito que se nos apareça, muita das vezes com nome pomposo ou que não o seja, mas sim queremos ser guiados por Espíritos Iluminados que nos indiquem os caminhos reais para nosso progresso e nossa ascenção junto à eternidade.

No próximo texto continuarei a estudar outras passagens desse sermão que, apesar de escrito há tanto tempo e para público diferente do nosso, é um porto seguro diante do mar de incertezas que encontramos em diversos oradores, diversos dirigentes e, o que é pior, em diversos médiuns que iludido, também eles, pelas palavras de Espíritos sem Deus, fazem apologia de falsas idéias, de falsas doutrinas e de falsas verdades para confundir e dividir esse movimento maravilhoso iniciado pelo Espírito de Verdade e por Allan Kardec.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELACIONAMENTOS (I)

Este tema, por si só já nos traz um certo desconforto, especialmente pelo fato de não sabemos, nenhum de nós, lidar com as adversidades que encontramos nos relacionamentos, mas justo por isso acho propicio que falemos dele. Se digitarmos o termo "relacionamento" no google. aparecem diversos site "especializados" em relacionamento, mas apenas focando casais, relacionamento é só isso? Entendemos que não, é, como bem o define o dicionário, representa a forma como as pessoas se tratam e se comunicam, mas ainda ai temos apenas a materialização do ato de relacionar-se, atravéz de palavras e atos. A relação propriamente dita começa mais dentro do ser, a psicologia, tentando analisar de forma mais ampla o ato de relacionar-se, atualmente foca seus estudos e analises em tres aspectos distintos e correlatos, o indivíduo, ser que promove o relacionamento, analisando como esse indivíduo entende o relacionamento com determinada pessoa e como ele contribui para o desenvolviment...

DESMISTIFICANDO O ESPIRITISMO - CURAS (parte I)

Espiritismo e Curas   Materiais Analisando a problem ática das curas, sob a ótica Espirita, devemos nos precaver de forma clara contra o charlatanismo, o misticismo e me smo contra práticas não embasadas pela Codificação explanada por Kardec e mesmo e praticadas por Espíritos mais recentemente, mas que devem nos deixar sempre de sobreaviso, pela facilidade mesma que os efeitos físicos praticados brilham aos olhos e fascinam. Muitos antagonistas existem que preferem mostrar-se coniventes, mas por trás sorrateiramente, degradam e obscurecem o objetivo maior do Espiritismo, qual seja, a modificação moral do indivíduo, verdadeira e única forma de cura. Se escreveu muito sobre o Dr. Fritz e seus médiuns, de forma que não iremos nos prender a novas repetições. Outros Espíritos também fazem o mesmo programa de curas físicas através de operações ou não, não importa, o que marca de fato é a aparente derrocada da Lei de Causa e Efeito exaltando à primeira vista um possível milagre, mas o Es...

O NOSSO LAR

Existe uma vida além da desta vida, esse livro fala disso. Uma oportunidade de recomeço na vida verdadeiramente eterna, onde o Espírito jamais perece... Contado por quem está lá, pelo Espírito de André Luis, esse filme é uma adaptação do livro, veja o traile, assista o filme - lançamento setembro/2010.... Relembrando uma amiga minha, que comentou o trailer desse filem, "se tudo é ilusão, para que tanta sofisticação?!?" e achamos menos que ela tenha razão, afinal as "coisas" de DEus são simples, porque então tanta ilusão no filme? A resposta é meio simplória, mas ocmo dissemos as coisas estão no simples - os estúdios tem que ganhar dinheiro, e sabem fazer isso, portanto sequindo a rota atual de fimes de ficção capricharam nos efeitos especiais, só assim "vendem" seus produto e GANHAM muuuito... link: http://www.youtube.com/watch?v=MLTqdyecdHQ